Intercâmbio na Austrália
O intercâmbio na Austrália é uma experiência única que permite aos estudantes aprender sobre outras culturas, aprimorar suas habilidades linguísticas e expandir seus horizontes pessoais e profissionais.
A Austrália é um destino popular entre os estudantes brasileiros que buscam uma experiência de intercâmbio. Com sua beleza natural, clima agradável e sistema educacional de alta qualidade, a Austrália oferece uma oportunidade única para aprendizado em um ambiente internacional.
Aqueles que desejam fazer intercâmbio na Austrália têm muitas opções disponíveis. Existem programas de curta e longa duração, que permitem aos estudantes escolher o tipo de experiência que desejam ter.
Além disso, a Austrália proporciona oportunidades de trabalho para estudantes internacionais. Dessa forma, é possível trabalhar enquanto estuda, o que proporciona retorno financeiro e experiência profissional ao mesmo tempo.
Quer saber mais? Confira agora todos os detalhes sobre intercâmbio na Austrália para brasileiros!
Benefícios do Intercâmbio na Austrália
Realizar um intercâmbio na Austrália pode trazer muitos benefícios para os brasileiros que desejam aprimorar seu inglês e ter uma experiência cultural diversificada.
Além disso, esse é um destino que atrai pessoas que desejam um estilo de vida saudável, com diversas opções de lazer ao ar livre e com muito contato com a natureza, sem deixar de lado o agito dos pubs e as atividades culturais.
A maioria da população vive nas cidades costeiras – além de Sydney, outras cidades importantes são Brisbane, Melbourne, Adelaide e Perth – deixando o interior do país quase vazio.
O interior, chamado de Outback, é vasto e desértico, tanto em termos de população quanto de paisagem. A cidade de Camberra, capital do país, é pouco conhecida justamente por ficar no interior, cerca de 150 km da costa litorânea. A distância de Sydney é de 280 km.
Mais do que isso, o país oferece diversas oportunidades de estudo e trabalho que podem ser aproveitadas pelos intercambistas. Este é um tema importante e que nos leva para os próximos tópicos.
Estudar e Trabalhar na Austrália
O intercâmbio para estudo da língua inglesa na Austrália é a opção mais buscada por brasileiros, mas também é possível realizar o High School no país, além de cursos técnicos, graduação e pós-graduação.
Existem muitas escolas e universidades na Austrália que oferecem cursos de alta qualidade em uma ampla variedade de áreas de estudo.
Os estudantes brasileiros também podem optar por trabalhar enquanto estudam, o que lhes permite ganhar salário, ajudando a custear as despesas da viagem, e aprimorar suas habilidades profissionais.
Assim, com o visto de estudante, é possível trabalhar 48 horas quinzenais (ou 24 horas semanais) durante o período de estudos e horas ilimitadas durante as férias do curso para intercambistas que se encaixam como:
- Estudantes de cursos de Inglês
- Estudantes de cursos técnicos
- Estudantes de cursos universitários de graduação ou pós-graduação (bacharelados, MBAs, Professional Masters etc.)
Por isso, muitos estudantes internacionais buscam trabalho temporário ou de meio período enquanto estudam na Austrália. É uma ótima maneira de ganhar confiança, adquirir experiência prática e fazer novos amigos na sua comunidade local.
Vale ressaltar que cursos de até 12 semanas podem ser realizados apenas com o visto de turismo. Porém, com este visto, não é possível trabalhar legalmente no país, conforme informações oficiais da embaixada da Austrália no Brasil.
Aprender Inglês na Austrália
A Austrália oferece uma variedade de cursos de inglês para atender às diferentes necessidades dos estudantes.
Os cursos são oferecidos em várias escolas de idiomas em todo o país e podem ser feitos por qualquer pessoa, independentemente do nível de proficiência em inglês. Esses cursos podem ser de curta ou longa duração, variando de algumas semanas a vários meses.
Explore os tipos de cursos de inglês disponíveis abaixo:
- Inglês geral: voltado para estudantes que desejam melhorar sua proficiência geral em inglês com foco em habilidades de comunicação, principalmente fala e escuta.
- Inglês para fins acadêmicos: o objetivo é atingir a proficiência da língua para aqueles que desejam realizar cursos superiores em universidades estrangeiras, inclusive na Austrália.
- Inglês para objetivos específicos: há uma variedade de cursos para estudantes que precisam de inglês mais técnico para business, área do direito, área da saúde etc.
- Preparação para exames de certificação: cursos preparatórios para IELTS, TOEFL, TOEIC ou Cambridge First Certificate.
- Inglês para professores: esses cursos irão prepará-lo para ensinar inglês para não-nativos na língua, seja como professor particular ou em escolas em qualquer lugar do mundo.
Requisitos para visto de estudante
Em 11 de dezembro de 2023, foi lançada a Estratégia de Migração do Governo Australiano, que trouxe mudanças importantes para obtenção de visto para os programas de educação internacional do país.
Entre as principais mudanças, destacamos o novo requisito de capacidade financeira: desde 10 de maio de 2024, o requisito financeiro que se aplica aos vistos de estudante é de $29.710,00 dólares australianos. Ou seja, cada estudante deve comprovar esta quantia para obter o visto e estudar e trabalhar legalmente no país.
Além disso, o governo australiano instaurou novas regras para obtenção do visto de estudante. Mas, é preciso analisar cada caso em particular para a realização correta dos trâmites legais.
Por exemplo, se o objetivo é aprimorar a proficiência em inglês em até 12 semanas, a burocracia é bem mais simples, pois é possível realizar o intercâmbio com o visto de turista e, ainda assim, praticar e aprimorar seu inglês em um ambiente nativo.
A preparação para essa incrível experiência parece desafiadora? Por isso, contar com uma agência de intercâmbio é fundamental para realizar a sua viagem com segurança. Os especialistas da TKS estão aqui para ajudá-lo! Entre em contato para realizar o seu intercâmbio na Austrália!